CONCURSO DE VINHOS CRÉDITO AGRÍCOLA 2021 - JÚRI
Fábio Nico
Chefe de Sala e Escanção n'O Ermita – Hotel Convento de São Paulo, no Redondo, Alentejo, Fábio Nico foi o vencedor da 1ª edição do Concurso Nacional Fernando Ferramentas da Associação, realizado em 2019, e um dos Top 10 semi-finalistas do Concurso Selecção Europa organizado pela Associação dos Escanções de Portugal.
Filipa Pato
Enóloga, produtora e viticultora na Bairrada, filha do produtor Luís Pato, é proprietária e sócia no seu próprio projecto vitivinícola, a Pato Wouters, em conjunto com o sua companheiro, William Wouters, também produtor, escanção e presidente da Association de la Sommellerie Internationale.
Gustavo Alves
Director de Food&Beverage no Hotel Altis Grand, em Lisboa, e Professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – ESHTE, Gustavo Alves iniciou o seu percurso como Chefe de Sala chegando a Director de Restaurante, e, já a trabalhar na restauração, licenciou-se posteriormente em Gestão Hoteleira passando para esta área. Antes do cargo actual, o seu caminho passou pelo Hotel Dolce Campo Real, como assistente de F&B, e de seguida pelo Ritz Four Seasons, em Lisboa, como supervisor de F&B.
João Marques
Escanção, proprietário e chef do restaurante O Garfo, em Évora. É Delegado Regional da Associação dos Escanções de Portugal para o Alentejo e já participou como parte do júri em vários concursos de vinhos. Também foi formador durante 8 anos no IEFP e provador da Câmara dos Provadores da Comissão Vitivinícola da Região Alentejo.
José Miguel Dentinho
Engenheiro Agrónomo e Jornalista, desde 1988 na escrita sobre o mundo do vinho. Foi chefe de redacção de várias revistas e é, há 15 anos, Editor do Expresso Vinhos e do Expresso Azeites, tendo já feito diversos suplementos sobre vinhos, azeites e gastronomia para os jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã, Sábado e Expresso. Colabora no website Executiva, onde escreve histórias sobre mulheres de sucesso ligadas ao vinho e à gastronomia e tem o blogue Viagens com Aromas sobre três das áreas que mais lhe dão prazer: gastronomia, vinhos e viagens. Também Professor, dá aulas de Comunicação para Enólogos no Mestrado Internacional Vinifera/Euromaster, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. É membro da Associação Portuguesa de Enologia, do Painel de Prova do Instituto Superior de Agronomia e Júri de concursos nacionais e estrangeiros de vinhos e cerveja.
Luís Bento
Escanção membro da Associação dos Escanções de Portugal, formador, gestor, especializado na área financeira, comunicador e empresário, também autor do romance A Primavera Há de Chegar sob o nome Luís Ramalheira. Entrou no mundo dos vinhos por paixão, tem o WSET nível 3 e exerce a profissão no restaurante Magna Carta – Wine & Food, além de ser membro fundador do projeto Walk the Wine. Na área da gestão, exerce neste momento a sua actividade enquanto sócio e fundador da Primal Advisors.
Manuel Miranda
Escanção, já exerceu funções como tal e como Chefe de Mesa em vários complexos hoteleiros de luxo em diversos continentes. Foi vencedor do 1º Concurso de Cocktails no Médio-Oriente e finalista do Cokctailsympics, em Londres, em 1986. Participa regularmente em palestras e na organização de seminários pela Associação dos Escanções de Portugal e pela ASI. É Formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra em Escanção/Enologia e no Centro Alimentar da Pontinha – Enologia. É membro da direcção da Associação dos Escanções de Portugal como Vice – Presidente da Assembleia Geral e Delegado Regional de Leiria, Santarém, Coimbra e Castelo Branco.
Miguel Móteo
Diretor técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal; docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia, Enogastronomia e Gastronomia e Vinhos; Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Vinhos da Região de Lisboa; Membro da Câmara de Provadores de Aguardentes dos projetos de investigação realizados pelo INIAV em Dois Portos.; produtor de vinhos no Douro e consultor de Viticultura e Enologia em empresas da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.
William Wouters
Presidente da Association de la Sommellerie Internationale – ASI, desde 2020, escanção, membro da direcção da Associação Belga de Sommeliers (Belgian Sommeliers Guild) da qual foi presidente entre 2013 e 2020, e proprietário e sócio no seu próprio projecto vitivinícola, a Pato Wouters, em conjunto com a também produtora, e sua companheira, Filipa Pato.