top of page

12º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola - Regulamento
Alexandre Duque Vieira
Empresário no sector imobiliário, enófilo com experiência em diversas provas de vinho em Portugal e no estrangeiro. É consultor da Quinta do Barão, no Douro, Brand Manager do Champagne De Saint-Gall em Portugal e responsável pelo projecto de provas cegas “Somm Weekend Box - Wine”. Adquiriu com Mérito o Wine Spirit Education Trust WSET 3 e conclui os três níveis do Curso Profissional AEP.
André Villa de Brito
Com mais de uma década de experiência profissional no Turismo e Hotelaria, nacional e internacional, tem sido guia de Enoturismo acompanhando turistas em Portugal e em outros paises da Europa que procuram experiências enogastronómicas de excelência, escanção, consultor de enoturismo e especialista em roteiros
gastronómicos. Membro da Associação de Escanções de Portugal e seu embaixador na região do Algarve. Já participou em vários concursos nacionais de Vinhos como membro do Júri. Em 2022, criou a Villa de Brito - Wine Tourism Consultant para fornecer serviços de consultoria para o sector do enoturismo e produtores vitivinícolas.
Artur Simões
Actualmente é director do restaurante e escanção no grupo Howard's Folly. Começou o seu percurso como escanção em 2019, com um percurso profissional na área de hotelaria e restauração desde 2003. Adquiriu o nível 2 do WSET (atualmente inscrito para o nível 3), o Curso Profissional da Associação de Escanções de Portugal onde também faz parte da direcção e já deu formação em Espanha sobre os vinhos de Portugal. Em 2022, foi um dos vencedores do Concurso Nacional Fernando Ferramentas com Medalha de Ouro e já participou no campeonato para melhor Escanção de Portugal.
Carlos Lopes
Actualmente, director de F&B no Hotel Holiday Inn Continental, em Lisboa, tendo já passado por vários grupos nacionais e internacionais, como o Sheraton, o IHG, o Tivoli, o Altis, o Dom Pedro, o Onyria, o NEYA, onde sempre exerceu funções de chefia e de escanção. Finalizou na totalidade o Curso Profissional da AEP, sendo actualmente Suplente na Direcção da Associação dos Escanções de Portugal. Graduado em Gestão Hoteleira, Gestão de F&B e CCP, é também formador nas áreas de Restaurante/Bar, Atendimento e Protocolo.
Daniel Pires
Escanção, gestor e formador. Iniciou percurso como empregado de mesa nos restaurantes Bica do Sapato e Café In Lisboa e depois de um período no restaurante Vila Joya, onde apurou a sua paixão pelo vinho, investiu na profissão de escanção começando como formador de restaurante/bar nas escolas de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Setúbal e Lisboa. Em 2018 abraçou um novo desafio em nome próprio, a criação da Bago a Bago Wine House na Guarda, loja de vinhos que desenvolve também vários tipos de workshops, provas mensais, elaboração de carta de vinhos para restaurantes, gestão de garrafeira e formação de equipas em contexto de trabalho. Actualmente, e em paralelo com a Wine House, é proprietário e gestor do Portas do Sol, restaurante tradicional localizado no centro histórico da cidade da Guarda. É membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Beira Interior.
Fábio Nico
Proprietário e escanção n'O Ermita – Hotel Convento de São Paulo, no Redondo, Alentejo, Fábio Nico foi o vencedor da 1ª edição do Concurso Nacional Fernando Ferramentas da Associação, realizado em 2019, e um dos Top 10 semi-finalistas do Concurso Selecção Europa organizado pela Associação dos Escanções de Portugal, tendo concluído na totalidade o Curso Profissional AEP. É, actualmente, Vice-Presidente da Associação dos Escanções de Portugal.
Gilmar Brito
Engenheiro Biotecnológico, com larga experiência na indústria corticeira e pós-graduado em Enologia. Frequentou diversos cursos da WSET (Wine Spirit & Education Trust); tem feito parte do júri de vários concursos nacionais e internacionais; é formador na Escola de Turismo de Portugal; Presidente da Comissão Técnica do Concurso de Vinhos do Algarve; orador em masterclasses; e desempenha funções de promoção em colaboração com a Comissão Vitivinícola do Algarve.
James Tojal
Escanção e embaixador de marca da Sociedade Agrícola Félix Rocha. Construiu a sua carreira sobretudo na gestão de restauração, com experiências em África e em Portugal, tendo se iniciado na gestão e coordenação de eventos. Durante cinco anos dirigiu a área de Food & Beverage do grupo From Portugal With Love. Hoje, dedica-se à promoção e valorização dos vinhos portugueses, enaltecendo sempre a identidade de cada região e a autenticidade das castas.
Jaqueline Elias
Escanção com certificado profissional pela Associação dos Escanções de Portugal, com experiência em hospitalidade de luxo, experiências vínicas e gastronómicas personalizadas e desenvolvimento de masterclasses. Especialista em harmonizações, storytelling, e serviço de alto padrão. Licenciada em Administração e Gestão de Negócios com foco em Gestão de Projetos e Pessoas, eventos e consultoria, com actuação na América Latina, Estados Unidos da América, e Europa.
João Cunha
Com um CET em Enologia e Viticultura pela Universidade Católica do Porto, formou-se em Engenharia Alimentar na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Em 2008 lançou o seu primeiro vinho, dando início a uma trajectória dedicada ao mundo do vinho. A partir de 2025, integrou oficialmente a Câmara de Provadores da CVR Dão e iniciou um novo ciclo académico, com um doutoramento dedicado ao estudo de vinhos de baixo teor alcoólico. Paralelamente, exerce funções como professor assistente na Escola Superior Agrária de Coimbra.
Luis Mendes
Agrónomo, técnico e consultor de viticultura na Associação de Viticultores do Concelho de Palmela – AVIPE desde 1999 apoiando os associados em tomadas de decisão ligadas à instalação de novas vinhas, gestão da vinha, adaptação de práticas vitícolas para melhoria da sustentabilidade da cultura, consultoria na área de candidatura a apoios e investimentos. Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal – CVRPS desde 2002. E júri em diversos concursos de vinhos nacionais e internacionais.
Manuel Luis Rodrigues
Enólogo com certificação nível III do WSET e formador Certified Port Educator, com vasta experiência em análise sensorial. É também provador efectivo da Câmara de Provadores de vinhos do Douro e do Porto desde 2004. Tem participado como jurado em diversos concursos de provas, nacionais e internacionais.
Manuel Moreira
Escanção vencedor, por 5 vezes, do Concurso Nacional de Escanções; vice-campeão do mundo (WSA) e TOP 10 do concurso ASI Best Sommelier of Europe, ambos em 2008. É gestor, formador, orador, consultor, provador e crítico de vinhos. Integra o grupo de formadores da Associação Nacional de Escanções.
Maria José Parreira
Engenheira Agrícola, iniciou a sua atividade profissional como bolseira num projecto na Universidade de Évora em Microbiologia de vinhos e posteriormente trabalhou como responsável pelo controlo de qualidade de mostos e vinhos na Empresa Eborae Vitis e Vinus, Sociedade Agrícola Lda. Em 2005 começou a trabalhar na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e em 2013 tornou-se membro da Câmara de Provadores da CVRA. Com 11 anos de experiência na prova de vinhos, concluiu com distinção o nível II do WSET- Wine & Spirit Education Trust. Participou em várias provas nacionais e internacionais.
Miguel Móteo
Director técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal; docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia, Enogastronomia e Gastronomia e Vinhos; Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Vinhos da Região de Lisboa; Membro da Câmara de Provadores de Aguardentes dos projetos de investigação realizados pelo INIAV em Dois Portos.; produtor de vinhos no Douro e consultor de Viticultura e Enologia em empresas da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.
Paulo Vale
Com mais de 20 anos de experiência no sector dos vinhos, é escanção, consultor e formador com certificação de nível III do WSET, com certificado Madeira Wine Educator e Certificado de Competências Pedagógicas. Participa, com regularidade, em concursos de vinho nacionais e internacionais, como membro da equipa do júri. Gere o seu próprio projecto, Paulo Vale Sommelier & Wine Advisor, onde a consultoria, formação, wine education, provas e harmonizações, enoturismo e estratégia de negócios são os pilares de desenvolvimento de negócio.
bottom of page