top of page
11º CONCURSO DE VINHOS CRÉDITO AGRÍCOLA 2024 - JÚRI
António Mendes
Licenciado em Agronomia, com especialização em Viticultura e Enologia, diploma em Applied Science (Winegrowing) na Charles Sturt University (NSW-Austrália) e Pós-Graduação em Enologia, criou a empresa de consultoria enológica Provintage (winemaking consulting company) a actuar nas várias regiões de Portugal. É membro efectivo da Australian Society of Viticulture and Oenology, desde 1995; coordenador da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2018; e Presidente da Associação Portuguesa de Enologia entre 2012 e 2018. Nomeado para vários prémios de Enólogo do Ano: pela Revista Néctar pelo ano de 2005; pela Revista de Vinhos, pelos anos de 2013 e 2017; e pela revista Paixão pelo Vinho para o prémio de Enólogo de Mérito 2016. Prémio Carreira pela CVR do Tejo e pela Confraria de Na Senhora do Tejo na sua Gala anual dos Vinhos do Tejo, em 2019. Prémio Prestígio da AMPV - Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, em 2021; Personalidade do Ano 2021 no Vinho, pela Revista de Vinhos, em 2022; e, também neste ano, Prémio Especial de Carreira pela revista Paixão Pelo Vinho.
Artur Simões
Com um percurso profissional maioritariamente na área de Recepção, sempre com ligação e paixão por restauração, começou a trabalhar em hotelaria no ano de 2003 e em 2019 começou o seu percurso como Escanção. Adquiriu o nível 2 do WSET e tem participado em todas as formações dadas pela Associação tendo terminado já o Curso Profissional AEP. Em 2022, foi um dos vencedores do Concurso Nacional Fernando Ferramentas com Medalha de Ouro e faz parte da actual Direcção da Associação.
Bruno Llorente
Ligado ao sector dos vinhos há 12 anos, Bruno é wine advisor na Wine Concept há mais de seis. Licenciado em Turismo e formado escanção pela Escola de Hotelaria de lLisboa em 2011, é pós-graduado em Wine Business e certificado nível 3, com distinção, pelo WSTE. Já passou pela Garrafeira Nacional, pelo Wine Portugal Room e, na área da hotelaria, por Inglaterra e Itália.
Carlos Lopes
Actualmente, director de F&B no Hotel Holiday Inn Continental, em Lisboa, tendo já passado por vários grupos nacionais e internacionais, como o Sheraton, o IHG, o Tivoli, o Altis, o Dom Pedro, o Onyria, o NEYA, onde sempre exerceu funções de chefia e de escanção. Finalizou na totalidade o Curso Profissional da AEP, sendo actualmente Suplente na Direcção da Associação dos Escanções de Portugal. Graduado em Gestão Hoteleira, Gestão de F&B e CCP, é também formador nas áreas de Restaurante/Bar, Atendimento e Protocolo.
David Teixeira
Escanção com formação e experiência na área de hotelaria e restauração. Com certificado de formação Wine&Spirit Education Trust, já passou por vários espaços de restauração e hotelaria de renome estando hoje no Seven Secrets Restaurante. É também embaixador de uma prestigiada marca de infusões premium em Portugal, a Infusões com História. É membro da Associação de Escanções de Portugal, assumindo o cargo de Delegado/Embaixador da região do Dão e membro da Confraria dos Vinhos Verdes, com o título de “Oficial” e da Associação de Barman de Portugal. Autor de alguns artigos de opinião em diversos órgãos de comunicação social. Já participou como membro de júri em vários concursos de vinhos nacionais e provas de Aptidão Profissional.
Fernando Martins
Detentor do Nível III em Vinhos da WSET, é chefe de Serviço da Divisão do Serviço de Parcelas de Vinha do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) e colabora com o Serviço de Prova do IVDP, IP, onde tem vasta experiência em análise sensorial, sendo provador qualificado desde 2004.
Gilmar Brito
Engenheiro Biotecnológico, com larga experiência na indústria corticeira e pós-graduado em Enologia. Frequentou diversos cursos da WSET (Wine Spirit & Education Trust); tem feito parte do júri de vários concursos nacionais e internacionais; é formador na Escola de Turismo de Portugal; Presidente da Comissão Técnica do Concurso de Vinhos do Algarve; orador em masterclasses; e desempenha funções de promoção em colaboração com a Comissão Vitivinícola do Algarve.
Jaime Quendera
Enólogo e consultor de vinhos, iniciou o seu trabalho em 1994 na “Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões” como assistente de João Portugal Ramos tornando-se, em 2000, enólogo dos Vinhos de Pegões. Entre outros, trabalha com a Quinta da Lapa e a Casa Ermelinda Freitas sendo, desde 1995, perito de Enologia na União Europeia pela CONFAGRI pertencendo ao júri do Concurso Mundial de Bruxelas desde 2006. Ao longo da sua carreira, Jaime recebeu mais de mil prémios nacionais e internacionais nos mais prestigiados concursos de vinhos.
João Marques
Escanção, proprietário e chef do restaurante O Garfo, em Évora. É Delegado Regional da Associação dos Escanções de Portugal para o Alentejo e já participou como parte do júri em vários concursos de vinhos. Também foi formador durante 8 anos no IEFP e provador da Câmara dos Provadores da Comissão Vitivinícola da Região Alentejo.
Mafalda Perdigão
Enóloga na Quinta do Perdigão e Casa Ruy, depois de ter sido a enóloga residente em dois produtores da região do Dão nos últimos anos. Actualmente, a par da enologia, tem vindo a desenvolver um projecto de formações sobre vinho “Enoteller” destinado a consumidores de vinho e profissionais da área.
Manuel Miranda
Escanção com vasta experiência na área em Portugal e fora do país, em complexos hoteleiros de luxo. Vencedor do 1º Concurso de Cocktails no Médio-Oriente e Finalista do Cokctailsympics, em Londres, em Fevereiro de 1986. Membro da mais antiga e prestigiada cadeia de Rotisseurs, a Confrerie de la Chaine des Rotisseurs. Membro da direcção da Associação dos Escanções de Portugal com participação em palestras e na organização de seminários desta mesma instituição e da ASI - Associação Internacional de Sommeliers, em Portugal e no estrangeiro, em rádio e em televisão. Vice –Presidente da Assembleia Geral da AEP e Delegado Regional desta associação nas regiões de Santarém e Leiria. Formador em vários estabelecimentos de ensino na área de Escanção/Enologia. Responsável pela organização de vários seminários sobre vinhos e comidas nos estabelecimentos onde trabalhou. Colaborador da revista O Escanção, com artigos sobre vinho e outras bebidas.
Maria José Parreira
Engenheira Agrícola, iniciou a sua atividade profissional como bolseira num projecto na Universidade de Évora em Microbiologia de vinhos e posteriormente trabalhou como responsável pelo controlo de qualidade de mostos e vinhos na Empresa Eborae Vitis e Vinus, Sociedade Agrícola Lda. Em 2005 começou a trabalhar na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e em 2013 tornou-se membro da Câmara de Provadores da CVRA. Com 11 anos de experiência na prova de vinhos, concluiu com distinção o nível II do WSET- Wine & Spirit Education Trust. Participou em várias provas nacionais e internacionais.
Miguel Móteo
Director técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal; docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia, Enogastronomia e Gastronomia e Vinhos; Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Vinhos da Região de Lisboa; Membro da Câmara de Provadores de Aguardentes dos projetos de investigação realizados pelo INIAV em Dois Portos; produtor de vinhos no Douro e consultor de Viticultura e Enologia em empresas da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.
Octávio Ferreira
Chefe de sala do restaurante Gambrinus, em Lisboa, durante mais de 20 anos, o coordenador da Comissão Técnica da Associação dos Escanções de Portugal entre 1997 e 2013 e Presidente da Assembleia Geral da mesma entre 2003 e 2013, foi vencedor dos Concursos Nacionais de Escanção em 1979, 1989 e 1994; do Grande Prémio Nacional do Escanção Sopexa em 1994; do Trophée Ruinart Nacional em 1996; e dos Concursos Nacional e Internacional Master of Port em 1993. Também finalista e 4º Melhor no Concurso Mundial de Escanções, por duas vezes, em 1986 e 1989; semi-finalista do Concurso Europeu de Escanções / Trophée Ruinart em 1996; escanção Personalidade Turística do Ano de 1989; e escanção Personalidade do Ano 2000; Escanção do Ano em 1989, 1997 e 2016. Ainda em 1994, foi cavaleiro mestre em Gastronomie Française e, em 2015, ganhou o galardão Prix au Sommelier, daAcademie Internationale de la Gastronomie. É, desde 2008, membro permanente do painel de Provadores do Internacional Taste Institute de Brussels.
Paulo Vale
Com mais de 20 anos de experiência no sector dos vinhos, é escanção, consultor e formador com certificação de nível III do WSET, com certificado Madeira Wine Educator e Certificado de Competências Pedagógicas. Participa, com regularidade, em concursos de vinho nacionais e internacionais, como membro da equipa do júri. Gere o seu próprio projecto, Paulo Vale Sommelier & Wine Advisor, onde a consultoria, formação, wine education, provas e harmonizações, enoturismo e estratégia de negócios são os pilares de desenvolvimento de negócio.
Rita Conim Pinto
A trabalhar na área de vinhos há 21 anos, passou por adegas no Alentejo e no Ribatejo, destacando-se a Quinta do Carmo e Vale d'Algares e há 8 anos decidiu lançar o seu próprio vinho, o Minoc, uma homenagem à sua família Conim e um projeto de produção limitada, dirigido a um público que procure vinhos de autor e com história. Pertence ao painel de provadores da CVRTejo desde 2016, tem participação em concursos de vinho, nacionais e internacionais e é professora de Enologia na Universidade Sénior do Cartaxo.
Rodolfo Queirós
Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior e da Rota dos Vinhos da Beira Interior, detentor do Nível III do WSET- Wine & Spirit Education Trust, é coordenador da Pós-Graduação em Enoturismo no Instituto Politécnico da Guarda Vice-Presidente da Associação das Rotas de Vinhos de Portugal, formador na área do Curso de Escanção (Atlas do mundo dos vinhos) no Turismo de Portugal, formador de Enogastronomia no Turismo de Portugal e provador em vários concursos nacionais e internacionais.
bottom of page