CONCURSO DE VINHOS CRÉDITO AGRÍCOLA 2022 - JÚRI
António Ventura
Licenciado em Agronomia, com especialização em Viticultura e Enologia, diploma em Applied Science (Winegrowing) na Charles Sturt University (NSW-Austrália) e Pós-Graduação em Enologia, criou a empresa de consultoria enológica Provintage (winemaking consulting company) a actuar nas várias regiões de Portugal. É membro efectivo da Australian Society of Viticulture and Oenology, desde 1995; coordenador da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2018; e Presidente da Associação Portuguesa de Enologia entre 2012 e 2018. Nomeado para vários prémios de Enólogo do Ano: pela Revista Néctar pelo ano de 2005; pela Revista de Vinhos, pelos anos de 2013 e 2017; e pela revista Paixão pelo Vinho para o prémio de Enólogo de Mérito 2016. Prémio Carreira pela CVR do Tejo e pela Confraria de Na Senhora do Tejo na sua Gala anual dos Vinhos do Tejo, em 2019. Prémio Prestígio da AMPV - Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, em 2021; Personalidade do Ano 2021 no Vinho, pela Revista de Vinhos, em 2022; e, também neste ano, Prémio Especial de Carreira pela revista Paixão Pelo Vinho.
Bruno Llorente
Ligado ao sector dos vinhos há 12 anos, Bruno é wine advisor na Wine Concept há mais de seis. Licenciado em Turismo e formado escanção pela Escola de Hotelaria de lLisboa em 2011, é pós-graduado em Wine Business e certificado nível 3, com distinção, pelo WSTE. Já passou pela Garrafeira Nacional, pelo Wine Portugal Room e, na área da hotelaria, por Inglaterra e Itália.
Fábio Nico
Chefe de Sala e Escanção n'O Ermita – Hotel Convento de São Paulo, no Redondo, Alentejo, Fábio Nico foi o vencedor da 1ª edição do Concurso Nacional Fernando Ferramentas da Associação, realizado em 2019, e um dos Top 10 semi-finalistas do Concurso Selecção Europa organizado pela Associação dos Escanções de Portugal.
Gilmar Brito
Engenheiro Biotecnológico, com larga experiência na indústria corticeira e pós-graduado em Enologia. Frequentou diversos cursos da WSET (Wine Spirit & Education Trust); tem feito parte do júri de vários concursos nacionais e internacionais; é formador na Escola de Turismo de Portugal; Presidente da Comissão Técnica do Concurso de Vinhos do Algarve; Orador em masterclasses; e desempenha funções de promoção em colaboração com a Comissão Vitivinícola do Algarve.
João Marques
Escanção, proprietário e chef do restaurante O Garfo, em Évora. É Delegado Regional da Associação dos Escanções de Portugal para o Alentejo e já participou como parte do júri em vários concursos de vinhos. Também foi formador durante 8 anos no IEFP e provador da Câmara dos Provadores da Comissão Vitivinícola da Região Alentejo.
José Miguel Dentinho
Engenheiro Agrónomo e Jornalista, desde 1988 na escrita sobre o mundo do vinho. Foi chefe de redacção de várias revistas e é, há 15 anos, Editor do Expresso Vinhos e do Expresso Azeites, tendo já feito diversos suplementos sobre vinhos, azeites e gastronomia para os jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã, Sábado e Expresso. Colabora no website Executiva, onde escreve histórias sobre mulheres de sucesso ligadas ao vinho e à gastronomia e tem o blogue Viagens com Aromas sobre três das áreas que mais lhe dão prazer: gastronomia, vinhos e viagens. Também Professor, dá aulas de Comunicação para Enólogos no Mestrado Internacional Vinifera/Euromaster, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. É membro da Associação Portuguesa de Enologia, do Painel de Prova do Instituto Superior de Agronomia e Júri de concursos nacionais e estrangeiros de vinhos e cerveja.
José Meneses de Almeida
Técnico Superior da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, é também um entusiasta dos vinhos de Lisboa e das suas 9 Denominações de Origem. É licenciado em Química Industrial pela FCTUC e pós-graduado em Enologia pela UCP - Porto. É formador externo da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e assistente convidado da Escola Superior Agrária de Coimbra. É sócio da Associação Portuguesa de Enologia e Viticultura.
Luís Pedro Amorim
Formado em Engenharia Agrícola na Universidade de Évora, ramo Científico-Tecnológico, em 1996, iniciou a sua actividade profissional como investigador em biotecnologia na Universidade de Évora e fez o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Engenharia de Alimentos) na Universidade Técnica de Lisboa. Em 1999 começou a trabalhar na Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA). Tornou-se membro da Câmara de Provadores da CVRA em 2001. Foi convidado para ser diretor do Laboratório de Análises físico-químicas da CVRA em 2004 e da Câmara de Provadores em 2008. Com 22 anos de experiência na prova de vinhos, permanece responsável pela Câmara de Provadores da CVRA, pela implementação das metodologias de prova, avaliação e treino dos provadores, também participando em actividades genéricas de marketing e promoção dos Vinhos do Alentejo. Participa como júri em concursos de vinhos nacionais e internacionais.
Luís Mendes
Luis Santos Mendes, 47 anos, Agrónomo, técnico e consultor de viticultura na Associação de Viticultores do Concelho de Palmela – AVIPE desde 1999. Membro da Camara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal – CVRPS desde 2002. Frequência de várias formações em prova de vinhos da qual se destaca o nível 3 do Wine and Spirit Education Trust realizado em 2006. Júri em diversos concursos de vinhos nacionais e internacionais.
Manuel Miranda
Escanção, já exerceu funções como tal e como Chefe de Mesa em vários complexos hoteleiros de luxo em diversos continentes. Foi vencedor do 1º Concurso de Cocktails no Médio-Oriente e finalista do Cokctailsympics, em Londres, em 1986. Participa regularmente em palestras e na organização de seminários pela Associação dos Escanções de Portugal e pela ASI. É Formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra em Escanção/Enologia e no Centro Alimentar da Pontinha – Enologia. É membro da direcção da Associação dos Escanções de Portugal como Vice – Presidente da Assembleia Geral e Delegado Regional de Leiria, Santarém, Coimbra e Castelo Branco.
Marc Pinto
Depois da estudar na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira e de uma formação em Gestão, Marc Pinto ruma a Barcelona para um estágio no restaurante de 2 estrelas Michelin, a Enoteca by Paco Perez, onde trabalhou com Jonathan Morán e Florian David, duas grandes influências que o fizeram perceber que o storytelling é uma das melhores artes que o escanção deve dominar. Em 2015, a convite do Jonathan, entra como assistente de escanção, no Lasarte de Barcelona, de Martin Berasategui, na época com 2 estrelas Michelin, onde conhece António Coelho e Joan Carlez Ibañez, dois mentores que marcaram a sua carreira. Em 2016, passa a escanção principal, ano em que o restaurante ganha o estatuto de 3 estrelas Michelin, o primeiro em Barcelona. Três anos depois, ingressa no novo restaurante do chef Martin Berasategui em Lisboa, o Fifty Seconds Martin Berasategui, hoje já com uma estrela Michelin, onde tem a oportunidade de construir do zero a garrafeira do restaurante e onde permanece actualmente.
Maria José Pereira
Maria José Pereira
Bacharelato em Produção agrícola pelo IPCB-ESACB em 1994.
Licenciada em Bietápica Engenharia Agrária pelo IPVC-ESAPL em 2004.
Especialização em Engenharia de Viticultura e Enologia pela FCUP em 2019.
Frequência de vários cursos de formação profissional nas áreas de viticultura e enologia.
Inicio da atividade profissional na Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos – Estação Vitivinícola Amândio Galhano (CVRVV/EVAG) em 1993, onde permaneceu até 2007.
Na sede da CVRVV (Porto) em 2007, entre outras, inicia funções na análise sensorial de vinhos como provadora e desde 2014, é a responsável pela Camara de Provadores.
Júri de diversos concursos de vinhos regionais e nacionais.
Miguel Móteo
Director técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal; docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia, Enogastronomia e Gastronomia e Vinhos; Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Vinhos da Região de Lisboa; Membro da Câmara de Provadores de Aguardentes dos projetos de investigação realizados pelo INIAV em Dois Portos.; produtor de vinhos no Douro e consultor de Viticultura e Enologia em empresas da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.
Nelson Guerreiro
Actualmente na Garrafeira Nacional, Nelson Guerreiro é aqui escanção e embaixador de marca de várias referências tais como a Antinor, a Tenuta San Guido, a Zenato e a Tomas, entre outras. Com grau Certified pelo Court of Master Sommeliers, do Reino Unido, Nelson já exerceu antes funções de Director de Vinhos no Enoteca de Belém, entre 2009 e 2017, e de Head Sommelier no restaurante de duas estrelas Michelin, Alma, do chef Henrique Sá Pessoa. Em 2019, recebeu o prémio de Melhor Escanção do Ano 2018 pela Associação dos Escanções de Portugal onde faz parte da direcção, actualmente, como Vice-Presidente.
Octávio Ferreira
Chefe de sala do restaurante Gambrinus, em Lisboa, há mais de 20 anos, o coordenador da Comissão Técnica da Associação dos Escanções de Portugal entre 1997 e 2013 e Presidente da Assembleia Geral da mesma entre 2003 e 2013, foi vencedor dos Concursos Nacionais de Escanção em 1979, 1989 e 1994; do Grande Prémio Nacional do Escanção Sopexa em 1994; do Trophée Ruinart Nacional em 1996; e dos Concursos Nacional e Internacional Master of Port em 1993. Também finalista e 4º Melhor no Concurso Mundial de Escanções, por duas vezes, em 1986 e 1989; semi-finalista do Concurso Europeu de Escanções / Trophée Ruinart em 1996; escanção Personalidade Turística do Ano de 1989; e escanção Personalidade do Ano 2000; Escanção do Ano em 1989, 1997 e 2016. Ainda em 1994, foi cavaleiro mestre em Gastronomie Française e, em 2015, ganhou o galardão Prix au Sommelier, daAcademie Internationale de la Gastronomie. É, desde 2008, membro permanente do painel de Provadores do Internacional Taste Institute de Brussels.
Renato Ferreira
No ramo da restauração com uma carreira de mais de 20 anos e passagens por Espanha, França e Inglaterra. Desde 2011 enverdou pela especialidade de escanção. Após acabar o curso em Lisboa estagiou no estrangeiro tendo se estabelecido na cidade de Londres onde fez carreira nalguns restaurantes de topo e depois na área de distribuição de vinhos, tendo concluído o diploma da WSET e o certificado na Court of Master Sommeliers. Regressado a Portugal em 2020, trabalha como embaixador de marca para um produtor recente de excelência no Alentejo.
Romeu Oliveira
Actualmente, Técnico Superior do município de Oeiras; desde 2015, responsável pelas áreas de Marketing & Comercialização do projeCto Villa Oeiras, marca do Município de Oeiras cujo objectivo é a preservação e relançamento da Região Demarcada de Carcavelos; representante do Município de Oeiras na dinamização da Rota de Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares e na Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV); professor/coordenador do Curso Profissional de Turismo da Escola Profissional Gustave Eiffel.
Sara Peñas Lledó
Gerente da empresa de consultoria especializada La Vida Ibérica Lisboa, perita em Consultoria Estratégica, Formação e Comunicação Vitivinícola, em Espanha e Portugal; Embaixadora de Sherry em Portugal; Wine Educator da ViniPortugal em Espanha e Jornalista de Vinhos. Sara Lledó tem realizado vários workshops e masterclasses na Associação dos Escanções de Portugal, entre eles a Masterclass de Sherry e de Iniciação à Prova de Azeites, assim como tem vindo a colaborar com a revista O Escanção em artigos especializados. Integra o grupo de formadores do Curso Profissional da Associação, orientando o módulo, do Nível II do curso, sobre vinhos de Espanha.