CRÉDITO AGRÍCOLA​

www.creditoagricola.pt

© 2019 por Crédito Agrícola

CONCURSO DE VINHOS CRÉDITO AGRÍCOLA 2019 - JÚRI

1-Engª Anca Martins.jpg

Membro da Câmara de Provadores da CVRTejo e da revista O Escanção, com mestrado em Enologia.

Anca Martins

Andrés_Rosberg.JPG

Escanção argentino e actual  Presidente da ASI – Association de La Sommellerie Internationale, sendo o primeiro latino americano presidente desta instituição. Antes foi Presidente da Associação Argentina de Sommeliers tendo realizado o Concurso Mundial de Sommeliers em Mendoza, em 2016.

Andrés Rosberg

António_Correia.jpg

Escanção, Director de F&B no Hotel Mundial até Fevereiro de 2019 e Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Escanções de Portugal.

António Correia

Antonio_Ventura__-Foto-Março18.jpg

Com formação agrícola inicial na E.S.A. - IPS, em Santarém, e Licenciatura em Agronomia pela Universidade de Évora. Especialização em Viticultura e Enologia pelo Instituto de Viticultura e Horticultura de Geisenheim, na Alemanha;  Diploma em Applied Science (Winegrowing) na Charles Sturt University (NSW-Austrália); e Pós-Graduação em Enologia pela Universidade Católica Portuguesa do Porto (E.S.B.). Criou a Provintage (winemaking consulting company), empresa que tem actuado na área da consultadoria enológica e na produção em dezenas de vários e diferentes projectos do sector vitivinicola nas regiões do Alentejo, Tejo, Lisboa, Beiras, Douro e Trás-os-Montes. Membro efectivo da Australian Society of Viticulture and Oenology, desde 1995; coordenador da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa entre Janeiro de 2011 e Janeiro de 2018; e Presidente da Associação Portuguesa de Enologia entre 2012 e 2018. Nomeado para vários prémios de Enólogo do Ano: pela Revista Néctar pelo ano de 2005; pela Revista de Vinhos, pelos anos de 2013 e 2017; e pela revista Paixão pelo Vinho para o prémio de Enólogo de Mérito 2016. Prémio Carreira pela CVR do Tejo e pela Confraria de Na Senhora do Tejo na sua Gala anual dos Vinhos do Tejo, em 2019.

António Ventura

Escanção com curso inicial de Restauração Mesa e Bar, realizado em Vila Real, e com experiência na área de hotelaria e restauração. Participou em vários concursos de Mesa e Bar regionais e nacionais. Formação em várias  vertentes na área da gestão de hotelaria e restauração, com obtenção de certificados de frequência de formação profissional. Certificado em vários cursos especializados como o Curso de Técnicos de Informação e Animação Turística, realizado em Viseu; o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, com a respectiva obtenção do CAP; e Curso de Organização de Eventos Nacionais e Internacionais. Passagem pelo restaurante Le Buffet, no Hotel Mira Corgo; pelo restaurante DOC de Rui Paula; pelo Hotel MonteBelo Aguieira Lake Resort & Spa; pelo Grupo Dux, no restaurante Dux Palace Viseu’s e posteriormente no Hotel Casa da Calçada Relais & Châteaux. Membro da Associação de Escanções de Portugal. Certificado de Formação, nível I e II, pela Wine&Spirit Education Trust. Membro da Confraria dos Vinhos Verdes, com o título de “Oficial” e da Associação de Barman de Portugal.

David Teixeira

Eng.º_Fernando_Martins.jpg

Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), especializou-se em Viticultura e Enologia, pela École Nationale Supérieure Agronomique de Montpellier. Pós-graduado em Sistemas de Informação Geográfica - Produção, Gestão e Análise de Dados Espaciais, pelo ISA. Iniciou a carreira profissional no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e, desde 2003, trabalha no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) onde, actualmente, assume a chefia do Serviço de Parcelas de Vinha. Desde 2004 faz parte da Câmara de Provadores do IVDP (DO Douro).

Fernando Martins

Francisco Antunes.jpg

Licenciado em Engenharia Alimentar, Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa e certificado com o nível III WSET em vinhos. Actualmente a exercer funções de Assistente de Director Comercial da Cercial Vinhos, em Lisboa. Membro jurado dos Prémios Uva de Ouro da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, em 2017 e 2018.

Francisco Antunes

gilmar brito.jpg

Actualmente, e desde 2005, na Novacortiça S.A. a exercer as funções de análise de dados, controlo estatístico e controlo de qualidade em rolhas de cortiça para vinhos espumantes. Licenciatura em Engenharia Biotecnológica na Universidade do Algarve; Pós-Graduação em Viticultura e Enologia na Universidade Católica do Porto; Curso em Técnica de Prova de Vinhos da Wine & Spirits Education Trust (WSET) Trust Nível 1, 2 e 3; Certificado de Aptidão Profissional (CAP) em Energias Renováveis (Painéis Fotovoltáicos, Colectores Solares e Aerogeradores); curso de Formador de Formadores; explicador desde 1995 de Matemática e Físico-química e formador na área de técnicas de prova de vinho. De momento colabora, igualmente, com a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) na divulgação de castas e vinhos Algarvios. Com estágio de Vindima na Quinta da Tôr em 2018 e, em breve, na Quinta do Cotto e no Paço de Teixeiró, ainda em 2019. Júri em vários concursos nacionais e internacionais de vinho, como o Portugal Wine Trophy, o Concurso de Vinhos da Península de Setúbal, o Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes e por duas vezes no  Concurso de Vinhos do Crédito Agricola, em 2016 e 2017.

Gilmar Fernandes Gonçalves de Brito

José_Caetano.JPG

Head Sommelier do grupo Comer é Arte, Lda. (restaurantes: Clube Jornalistas e Armazem da Cachaça).

José Caetano

João_Freitas_da_Cruz.jpg

Licenciado e Mestrado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e Membro Efectivo da Ordem dos Economistas. Formado em Produção Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tendo já exercido várias funções na área da restauração.

João Freitas da Cruz

João_Marques.jpg

Escanção, membro da Câmara de provadores da CVAlentejana e Delegado Regional da  Associação dos Escanções de Portugal da Região Alentejo.

João Marques

Fundador e director da revista Gazeta Rural, projecto jornalístico virado para o Mundo
Rural, desde 2004, e fundador da Revista BI - Banca de Ideias, entre 1998 e 2000. Na área do jornalismo já exerceu funções de correspondente, editor, colaborador, coordenador e director técnico em várias publicações nacionais e em rádio. Com formação em Contabilidade e Administração e em várias vertentes da área do marketing, relações públicas e jornalismo. Membro da AG Press – Organismo da União Europeia para jornalistas do sector
agrícola desde 2007. Moderador em diversos seminários na área da agricultura, floresta e vinhos e colaborador em acções formativas sobre vinhos, azeites e queijos. Já participou em diversos painéis de provas cegas de vinhos e, desde 2008, tem sido membro de vários painéis de provadores de concursos de vinhos e queijos.

José Luís Araújo

Escanção com vasta experiência em restauração e formado na Escola de Hotelaria do Porto. A exercer funções, actualmente, numa Cave de Vinho do Porto.

José Maria Castro Gomes

Engenheiro Agrónomo e Jornalista, desde 1988 na escrita sobre o mundo do vinho. Foi chefe de redacção de várias revistas e é, há 15 anos, Editor do Expresso Vinhos e do Expresso Azeites, tendo já feito diversos suplementos sobre vinhos, azeites e gastronomia para os jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã, Sábado e Expresso. Colabora no website Executiva, onde escreve histórias sobre mulheres de sucesso ligadas ao vinho e à gastronomia e tem o blogue Viagens com Aromas sobre três das áreas que mais lhe dão prazer: gastronomia, vinhos e viagens. Também Professor, dá aulas de Comunicação para Enólogos no Mestrado Internacional Vinifera/Euromaster, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. É membro da Associação Portuguesa de Enologia, do Painel de Prova do Instituto Superior de Agronomia e Júri de concursos nacionais e estrangeiros de vinhos e cerveja.

José Miguel Dentinho

Escanção e membro da Associação dos Escanções de Portugal. Presidente da Comissão Executiva do Wine Masters Challenge por 16 anos consecutivos; Júri de vários Concursos Nacionais e Mundiais, tais como Osborne, Ruinart, Sopexa, em França, e o Concurso Internacional da ASI no Japão, e Júri dos melhores vinhos de diversas regiões portuguesas. Curso de Formação de Formadores e vários cursos especializados na área de hotelaria e restauração.

José Peixoto

Chef de cozinha e provadora em Concurso de Vinhos do Algarve.

Leontina Marques

Luis Santos Mendes, 47 anos, Agrónomo, técnico e consultor de viticultura na Associação de Viticultores do Concelho de Palmela – AVIPE desde 1999. Membro da Camara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal – CVRPS desde 2002. Frequência de várias formações em prova de vinhos da qual se destaca o nível 3 do Wine and Spirit Education Trust realizado em 2006. Júri em diversos concursos de vinhos nacionais e internacionais.

Luís Mendes

Escanção, natural de Vila Real, a exercer funções de Empregado de 1ª e Sub Chefe no Restaurante Cais da Villa desta mesma cidade.

Luís Filipe da Silva Ferreira

Escanção, actualmente a exercer funções no Giz Bar, em Mirandela de onde é natural. Formado pela Escola de Hotelaria de Lamego.

Manuel José Pereira

Enóloga, licenciada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Mestrada em Biotecnologia, na Universidade Católica do Porto. Com vasta experiência de enologia, começando por Terras do Demo e passando por Porto Poças, Casa Ferreira e Quinta do Portal. Enóloga responsável pela produção de vinhos do Douro e do Porto na Caves Vale do Rodo, CRL, desde 2004, e com responsabilidade na produção de vários outros. Membro da Câmara de Provadores do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, desde 2016.

Maria Antónia Gomes

Presidente da Câmara de Provadores da CVR do Dão e Técnico Superior de Laboratório.

Miguel Martelo

Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Vinhos da Região de Lisboa e da Câmara de Provadores de Aguardentes dos projetos de investigação realizados pelo INIAV em Dois Portos. Licenciado em Enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Director Técnico de Viticultura e Enologia da Companhia Agrícola do Sanguinhal. Docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) das Unidades Curriculares de Enologia, Enogastronomia e Gastronomia e Vinhos; Produtor de vinhos no Douro e consultor de Viticultura e Enologia em empresas da Região Demarcada do Douro e da Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa.

Miguel Móteo

Escanção e Delegado Regional da Associação dos Escanções de Portugal da Região Aveiro/ Viseu/Guarda.

Modesto Junqueira

Formador da Casa Pia do e Centro Profissional da Pontinha na área de Restaurante/Bar.

Nelson Joaquim

Escanção, Formador e Delegado Regional da Associação dos Escanções de Portugal no Algarve. Membro da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola do Algarve e Júri de Prova em vários concursos vínicos nacionais.

Paulo Monteiro

Escanção do restaurante Alma, de Henrique Sá Pessoa, em Lisboa. Parte da equipa que conquistou a 2ª Estrela Michelin deste restaurante, tornando-se aqui, em Maio de 2019, Head Sommelier.

Pedro Henrique Ramos

Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), desde Dezembro de 2018, trabalhando na CVR desde Junho de 1999. Licenciado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior Agrária de Viseu, com uma Pós-Graduação em Marketing de Vinhos, pela Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Detentor do Nível 3 pela escola britânica Wine & Spirit Education Trust (WSET). Formador do Curso de Escanção (Atlas do Mundo dos Vinhos) no Turismo de Portugal. Desempenhou as funções de Director Técnico da CVRBI, bem como de Coordenador da Câmara de Provadores. É Provador em vários concursos nacionais tais como o Concurso de Vinhos de Portugal, do Dão, da Bairrada, de Setúbal, entre outros, e provador em concursos internacionais em Espanha, Alemanha e Itália.

Rodolfo Queirós

Actual proprietário do Restaurante Villa Lausana, na Lousã, onde desempenha as funções de Gestor, Chefe de Sala e Escanção. Formado em Gestão Hoteleira de Restauração e Bebidas na Escola de Hotelaria, e com o Curso de Escanção, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Publica, a título pessoal, breves artigos com descrições de vinhos segundo provas que vai realizando. Diploma de Prata no concurso enogastronómico Gastronomia com Vinho do Porto. Em Agosto de 2019, ministra a sua primeira formação a grupos sociais potencialmente vulneráveis, com módulos da área do serviço de restaurante e bar.

Ruben Alcoforado

Licenciado em Gestão com Pós Graduação em Marketing e Certificado WSET Nível 3. Representante da Vinum para Portugal e Espanha, além de colaborar activamente com empresas nas áreas do enoturismo, distribuição e trade.

Rui Martins

GALERIA FOTOS DO JÚRI - 2018